Assembleia da Aprudesc define pautas importantes para os docentes da UDESC

Nesta quarta-feira (13/3), a Aprudesc realizou Assembleia e deliberou pontos importantes para os professores e professoras da Udesc. Em debate, avaliaram o estudo econômico do balanço das contas do Governo e das perdas inflacionárias dos professores e professoras da Udesc em 2025; elegeram a comissão eleitoral que cuidará do processo de escolha da nova direção da entidade; definiram em 20% o percentual de pedido de aumento da GDI e plano de carreira e ainda apresentaram informes sobre a participação da Aprudesc no Congresso do ANDES (Associação Nacional dos Docentes), realizado no final de janeiro.

Os estudos econômicos realizados pela assessoria da Aprudesc identificaram a capacidade financeira da Universidade em garantir reajuste aos trabalhadores e trabalhadoras da Udesc. A UDESC continua registrando forte crescimento de receitas, impulsionado pelo aumento da arrecadação estadual. Em 2024, as receitas totais da Universidade alcançaram R$ 861,8 milhões, com alta de 15,5% em relação a 2023. Já as despesas totalizaram R$ 717 milhões, com expansão de 18,1%. Os detalhes da pesquisa serão divulgados em breve nos canais da Aprudesc, mas a Assembleia deliberou por apresentá-los na reunião agendada com o Secretário Estadual de Administração, Vânio Boing, que acontecerá nesta quinta (13/3), mostrando a viabilidade do Governo em atender as pautas da categoria.

Na assembleia, também foram escolhidos os representantes dos docentes que farão parte da Comissão Eleitoral da Aprudesc. Foram eleitas as professoras Marileia Maria da Silva, Daiane Dordete Steckert Jacobs e o professor André Souza Martinello. A entidade realizará eleição da nova diretoria, com abertura do edital de inscrição de chapa de 13 a 27 de março; eleição prevista para 9 de abril e posse no dia 16. Os eleitos conduzirão a entidade nos próximos dois anos.

Outro ponto de pauta importante da Assembleia foi a definição do aumento do percentual da GDI (Gratificação de Dedicação Integral). A gratificação é devida ao docente efetivo e estável da universidade que obteve ao menos uma progressão nos últimos três anos e que não tem outro vínculo empregatício além da Udesc. O percentual aprovado pela categoria foi de 20%, influenciando assim o Plano de Carreiras dos docentes da Udesc. A reivindicação será apresentada ao Consuni como uma proposta aprovada pela Aprudesc e defendida pelos docentes. A defesa de todos é que o reajuste garante um reconhecimento a todo o trabalho desempenhado pelos professores e professoras da Udesc, que enfrentam uma defasagem salarial.

Para encerrar a Assembleia, que aconteceu de forma presencial e on-line, os professores André e Ivan Penteado deram seu relato sobre o 43º Congresso do ANDES, ocorrido no final do mês de janeiro, e eles participaram representando a Aprudesc.

ACHOU RELEVANTE?
COMPARTILHE
WhatsApp
Facebook
Twitter

Se hoje temos na Udesc uma instituição pública e de referência, é que por que houve muita luta em defesa da nossa universidade. A resistência docente foi fundamental na construção dessa história. No Aprudesc Informa desta semana, o professor Ivan Dourado, vice-presidente da Aprudesc, resgata [...]

A universidade pública precisa ter a capacidade de definir seus rumos em dimensões essenciais, como a gestão administrativa, financeira, patrimonial e, sobretudo, na produção intelectual. O programa Aprudesc Informa que vai ao ar nesta semana fala sobre autonomia na universidade, esse princípio fundamental para a [...]

A IA chegou com força total e muitos estudantes já usam aplicativos que produzem textos, resumos e trabalhos academicamente vazios, sem autoria, sem crítica e, o pior, sem aprendizado real. Isso preocupa a todos nós que dedicamos nossas vidas a formar pessoas críticas e criativas. [...]

plugins premium WordPress