Nova diretoria da Aprudesc toma posse em clima de celebração

A nova diretoria da Aprudesc, eleita para a Gestão 2025/2027, tomou posse na quinta-feira, 15 de maio, em uma assembleia prestigiada no Ceart – Campus Itacorubi. O evento, que contou com a presença de docentes, associados, ex-presidentes e o reitor da universidade, José Fragalli, foi marcado pela prestação de contas da gestão anterior, discursos de agradecimento e a apresentação das metas da equipe que compõe a nova gestão.

Prestação de contas e reconhecimento

Coube ao presidente da gestão 2023/2024, Douglas Antunes, apresentar um balanço financeiro e político do mandato. Ele destacou os desafios enfrentados neste período, como as negociações salariais em um cenário de restrições orçamentárias impostas pelo Governo do Estado e a resistência a medidas que impactavam a carreira docente. “Foi uma honra e um grande aprendizado estar à frente desta gestão. Acho que a gente conseguiu grandes avanços, como o fortalecimento da comunicação, a assessoria sindical que vem produzindo materiais bem importantes e a assessoria jurídica”, afirmou. 

Entre os marcos da conjuntura no âmbito da universidade, destacou a mudança positiva na gestão da Udesc e mencionou os ataques políticos que a única universidade pública do estado vem sofrendo, o que exige mobilização da comunidade acadêmica. “Desde as greves do ano 2000 que marcaram a fundação da Aprudesc, a luta da categoria docente é também a luta pela Udesc”, afirmou. 

Douglas recebeu aplausos e agradecimentos públicos de diversos associados, que destacaram o caráter participativo, a dedicação e transparência da sua gestão na condução do sindicato.

Reitor destaca relevância do sindicato

Associado histórico e ex-dirigente da Aprudesc, o reitor José Fragalli usou a palavra para recordar a participação ativa que a Aprudesc teve na construção do estatuto da universidade na oportunidade em que ocupou a vice-presidência, durante a gestão 2006/2007. O reitor atribuiu a “A militância no movimento de classe de certa forma me conduziu à reitoria. Estou aqui como reitor, mas também como amigo”, disse. 

Reforçando a importância da entidade para a comunidade acadêmica, Fragalli falou sobre a luta convergente da Udesc e Aprudesc pela autonomia da universidade e felicitou os colegas que conduzem a Associação dos Professores. “Parabéns ao Douglas pelo legado que deixa e ao Fonseca por dar sequência a esse trabalho. A gente espera, da Aprudesc, os movimentos de luta de sempre”, declarou.

Meta é estreitar laços com a categoria docente

O novo titular da presidência na chapa única eleita pelos docentes em abril é o professor aposentado José Luiz Fonseca. Ex-professor da Esag, Fonseca assumiu o cargo com um discurso focado na aproximação da Aprudesc com os professores e professoras. “Queremos dar continuidade ao trabalho e atuar de forma intensa, procurando aumentar a participação dos professores”, afirmou, anunciando que pretende estabelecer uma agenda de eventos para mobilizar os colegas. Ele destacou ainda a necessidade defender a autonomia universitária.

Segundo o novo presidente, além de trabalhar por avanços salariais e melhoria nas condições de trabalho e saúde dos docentes, a Aprudesc deverá manter a articulação com outras categorias de trabalhadores no próximo período. Um dos objetivos da atuação integrada com outros sindicatos é reforçar a luta por justiça na política fiscal do estado. Atualmente, a redução ou isenção de impostos concedida pelo governo estadual a empresas e setores  de alta rentabilidade vem   desequilibrando as contas do estado e estagnado o orçamento para investir em serviços e equipamentos públicos, como a Udesc. 

A nova diretoria cumpre uma mandato de dois anos, conforme prevê o estatuto da entidade.

ACHOU RELEVANTE?
COMPARTILHE
WhatsApp
Facebook
Twitter

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou no dia 15 de julho os projetos de lei que reajustam o Valor Referencial de Vencimento (VRV) e o Vale-alimentação dos docentes e técnicos da Udesc em 10%. Atualmente em R$ 495,14, o VRV passará a valer R$ 544,65. [...]

O Tribunal de Contas de Santa Catarina apontou sérias irregularidades no Programa Universidade Gratuita (UG), criado pelo Governo do Estado para financiar matrículas em instituições privadas com recursos públicos. Em relatório, o órgão de controle identificou inconsistências em 34 mil registros de estudantes favorecidos pelo [...]

Em 20 de maio, a UDESC completou 60 anos de fundação, consolidando-se como única instituição de ensino superior catarinense e um pilar essencial para o desenvolvimento do estado. Desde sua criação, em 1965, a universidade tem sido um espaço de produção de conhecimento, formação de [...]

plugins premium WordPress