A Assembleia Legislativa realizou na terça (19 de agosto) uma sessão especial em comemoração aos 60 anos de criação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A solenidade foi realizada a pedido da deputada Luciane Carminatti (PT) e reuniu lideranças políticas, representantes de poderes e órgãos públicos, da comunidade acadêmica e de entidades sociais. Na ocasião, também foram homenageadas 15 instituições e 17 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Udesc e do ensino superior em território catarinense, entre as instituições a Aprudesc recebeu homenagem da casa legislativa.
Considerada uma das melhores instituições de ensino superior do país, a Udesc foi criada em 1965 e atualmente oferece cerca de 60 cursos de graduação e mais de 50 programas de mestrado e doutorado, além de cursos lato sensu e residências, destacando-se também nas áreas de pesquisa e extensão.
Em sua manifestação, a deputada Luciane Carminatti destacou a trajetória da Udesc em suas seis décadas de história e as inúmeras pessoas que contribuíram para que a instituição alcançasse o nível em que se encontra. Nesse sentido, ela afirmou que a universidade foi construída pelos catarinenses e deve ser preservada por todos, independentemente da ideologia política.
“Que a gente faça a defesa do patrimônio que é essa barca. Ela não pertence a um governo, a um tempo ou a uma pessoa. Esse é o recado que eu gostaria de deixar hoje em nome da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.”
O professor e presidente da Aprudesc, José Luzi Fonseca recebeu a homenagem e ofereceu a todos os professores e professoras da universidade. “este reconhecimento é fruto da luta de todos os docentes que fazem da Udesc essa universidade referência nacional”, ressalta Fonseca.
Texto da Alesc com informações da assessoria da Aprudesc