Aprudesc atuou para que UDESC continuasse pública

No começo dos anos 2000, a UDESC era regida por um estatuto restritivo e ultrapassado. A revisão deste documento, que é responsável por estabelecer as regras de funcionamento da universidade, foi resultado da pressão feita pelos docentes durante a greve dos cem dias.

“Era um contexto de muitas lutas por uma normalidade institucional na universidade” conta a professora Gláucia de Oliveira Assis. “Havia a reivindicação dos professores por um novo estatuto e plano de carreiras, pois estavam se qualificando, voltando com mestrado doutorado e querendo mais oportunidades”, completa a docente, que esteve à frente da Aprudesc entre 2006 e 2007.

A falta de um documento que respondesse às necessidades da universidade à época fragilizava a instituição. O professor e ex-presidente da Aprudesc na Gestão 2010/2012, Pedro Martins, lembra que o então reitor havia fechado a Reitoria de Pós-graduação. “A universidade estava se desmontando”, relata. “Era o primeiro ato pra dizer que nós desistimos de ser universidade. Como não tinha plano de carreira pra técnico e professor, regimento e estatuto, não tinha regra nenhuma, a universidade estava num impasse completo”, recorda.

As lutas que se fortaleceram na histórica greve dos cem dias, que também resultou na criação da Aprudesc, foram importantes para pressionar a universidade a discutir um novo estatuto. Já em funcionamento, a Aprudesc foi parte da comissão estatuinte e representou os docentes em questões fundamentais, incluindo o caráter gratuito da universidade, como lembra a professora Isa de Oliveira Rocha, que presidiu a Aprudesc na gestão 2008/2010.

“Tivemos uma série de vitórias nas discussões da comissão estatuinte porque todas as lutas anteriores acabaram sendo incorporadas. Havia um debate da UDESC não continuar sendo gratuita. Essas questões eram votadas e isso demandava um grande esforço de argumentação pra que a universidade continuasse pública e gratuita”, lembra a professora.

O processo de estruturação do Estatuto da UDESC na primeira parte da década de 2000 está entre os relatos compilados no vídeo produzido para o aniversário da Aprudesc, em 2018.

Assista:

ACHOU RELEVANTE?
COMPARTILHE
WhatsApp
Facebook
Twitter

A entrada de estudantes PCDs no ensino superior é uma revolução tardia e necessária. Quando uma pessoa com deficiência adentra a universidade, traz consigo suas histórias e sua percepção do mundo, enriquecendo a comunidade acadêmica. O Aprudesc Informa desta semana reflete sobre as condições disponíveis [...]

Os docentes vinculados aos programas de pós-graduação vem enfrentando níveis de exigência e produção cada vez mais rigorosos. O Aprudesc Informa desta semana fala sobre a necessidade de construir coletivamente modelos capazes de medir a produtividade sem comprometer a saúde dos professores e professoras. O [...]

O Plano de Trabalho Individual (PTI) reflete o tempo efetivo de dedicação docente? O programa Aprudesc Informa desta semana convida os professores e professoras e toda a comunidade acadêmica à reflexão sobre a longa lista de atribuições que os docentes precisam executar em 40 horas [...]

plugins premium WordPress