Nesta terça-feira (5/11), a Aprudesc participou da audiência pública que debateu o “panorama do Serviço Público em Santa Catarina”. O evento foi organizado pelo Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público e reuniu sindicalistas e entidades ligadas aos servidores públicos de várias regiões do estado, que apresentaram as condições de trabalho e as reivindicações de cada categoria.
Durante a audiência foi apresentado o estudo Atlas do Serviço Público de Santa Catarina. Elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a pesquisa demonstra o cenário dos últimos dez anos do serviço público no estado.
Entre 2012 e 2022, o percentual da arrecadação do Estado de Santa Catarina investido no pagamento das trabalhadoras e dos trabalhadores dos serviços públicos caiu de 49,97% para 39,97%, uma queda de cerca de 20%. Além disso, a quantidade de pessoas que trabalham nos serviços públicos municipais, estaduais e federais em Santa Catarina reduziu de 5,2% do total da população em 2012 para 4,8% em 2022.
Em números absolutos, Santa Catarina também tem o menor número de servidores dos estados da Região Sul. Nesses dez anos, também se observou um envelhecimento dos servidores e maior presença das mulheres no setor, além do aumento dos trabalhadores com nível superior.
Sobre o gasto com servidores, Cardoso apresentou que as despesas com salários em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) se mantiveram relativamente estáveis no Brasil. Já em Santa Catarina, as despesas com pessoal caíram entre 2012 e 2021, saindo de 7,5% para 7,2%, em relação ao PIB do estado.
A iniciativa partiu do deputado Fabiano da Luz (PT) e aprovada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e contou com a participação do Deputado Estadual Marquito (PSOL).
Quase 400 pessoas participaram da atividade, além de lotar o Plenarinho da Alesc e a Sala das Comissões, que fica ao lado, foi preciso um telão no salão de entrada do Palácio Barriga Verde para que todas e todos presentes pudessem acompanhar a audiência.
Foto e informações: Bruno – Fórum dos Servidores
Dados da matéria da Alesc