A UDESC teve redução de professores efetivos. Nos últimos seis anos, a universidade perdeu 50 vagas no quadro oficial. Ao mesmo tempo, vem crescendo o número de docentes contratados em caráter temporário. As informações são do estudo “Quadro de servidores da UDESC em perspectiva histórica” realizado pelo assessor econômico da Aprudesc, Maurício Mullinari.
O estudo analisou dados divulgados pelo Portal da Transparência do Governo do Estado e da Reitoria da UDESC entre os anos de 2018 e 2024. Dos 1.160 professores atualmente ativos, 766 são efetivos e 394 temporários. De acordo com o estudo, 34% dos docentes da UDESC estão trabalhando com vínculos temporários atualmente. “Nota-se uma tendência de aumento da participação dos temporários no quadro geral de professores. Essa participação, que era de 30,7% em 2019, atingiu sua máxima histórica em 2024”, diz o relatório da pesquisa.
A queda no número de docentes no quadro fixo teve queda progressiva entre 2018 e 2022, período em que 56 efetivos deixaram a universidade. Apenas no ano passado é que houve reposição de vagas efetivas. Mesmo assim, houve 19 baixas. No mesmo período, 40 vagas foram preenchidas com contratações temporárias.
A aposentadoria e o afastamento provisório de servidores por licenças de diversas naturezas também contribui com a defasagem, com 82 casos nos últimos seis anos.