RETROSPECTIVA APRUDESC 2024

RETROSPECTIVA
APRUDESC 2024

A memória ajuda a construir o futuro. Neste ano, a Aprudesc deu passos importantes para o registro da sua história com a constituição do site e a estruturação da comunicação.

Também investiu na produção de dados confiáveis para balizar sua ação política. Conquistamos reposição do vale e VRV, maior garantia de representatividade no Consuni, unimos forças com outras organizações sindicais e tomamos posição diante de debates importantes para a sociedade. Em 2025, seguiremos firmes no compromisso com a valorização docente e da universidade e na luta coletiva por justiça social.

Enquanto tomamos fôlego para os desafios do novo ano, recordamos alguns dos principais acontecimentos e ações que marcaram a Aprudesc e os professores e professoras da Udesc em 2024.

Relembre com a gente!

FEVEREIRO

Representatividade no Consuni

Justiça decide favoravelmente à ação da Aprudesc pelo respeito aos espaços de decisão construídos dentro da universidade. A ação confrontou o então reitor Dilmar Baretta que se negava a colocar em pauta no Consuni a avaliação dos critérios para reeleição dos membros do Conselho.

MARÇO

Ato unificado pela reposição de perdas salariais

Aprudesc e Sintudesc mobilizam categoria e realizam ato unificado no dia 27 de março para reivindicar reconhecimento de seis anos sem reposição salarial. O prejuízo no salário líquido dos professores chegou a R$ 220 mil, apontou estudo técnico realizado pela assessoria econômica da Aprudesc.

ABRIL

Recomposição do VRV e Vale

PL da recomposição do VRV e Vale foi aprovado na Alesc e sancionado pelo governador. Após anos de mobilização e pressão dos docentes e técnicos, VRV alcançou ajuste de 15,17% e o vale, 39,54% de recomposição.

MAIO

Dia do/a Trabalhador/a

A Aprudesc comemorou o 1º de maio em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Catarinense (Sinjusc). Trabalhadores e trabalhadoras das duas bases celebraram a data histórica com familiares e amigos em um show do grupo Ecos da História, que trouxe um repertório internacionalista por meio de canções do Brasil, Portugal, África e América.

JUNHO

Isonomia na aposentadoria das professoras

A assessoria jurídica da Aprudesc deu início à Ação Direta de Inconstitucionalidade para discutir a regra discriminatória de cálculo de aposentadoria da Reforma da Previdência Estadual (ECE nº 82/2021).

JULHO

Representantes dos centros de ensino no Consuni

Corrigindo definições pouco claras do regimento, o Consuni aprovou parecer para definir a recomposição do conselho em casos de vacância na representação dos centros. A medida foi resultado de ação da assessoria jurídica da Aprudesc e mobilização conjunta para garantir a representatividade das categorias docente e técnica.

AGOSTO

Balanço aponta cenário financeiro positivo para a Udesc

Monitoramento da assessoria econômica mostrou que a UDESC vem acumulando saldos positivos e mostra capacidade financeira para atender as demandas econômicas dos trabalhadores e trabalhadoras.

setembro

Aprudesc lança novo site

Novo espaço virtual do sindicato facilita o acesso a notícias e informações de interesse dos docentes.

OUTUBRO

Programa Universidade Gratuita e o descaso com a educação superior pública

Assessoria econômica apresenta estudo que analisa a iniciativa do Governo Jorginho que privilegia a transferência de recursos públicos para subsidiar mensalidades em universidades privadas em detrimento da Udesc.

NOVEMBRO

Solidariedade à Palestina

A mesa “Solidariedade ao povo palestino: contra o colonialismo, o racismo e o genocídio” mobilizou a comunidade universitária, organizações e pessoas comprometidas com a causa

DEZEMBRO

PLOA e a falta de investimento no serviço público

Estudo produzido pela assessoria econômica da Aprudesc apontou que governo privilegiou a terceirização e a aquisição de bolsas em instituições privadas e investimento mínimo em despesa com pessoal na previsão orçamentária de 2025

plugins premium WordPress