A diretoria da Aprudesc se reuniu com o reitor da Udesc, professor José Fernando Fragalli, na manhã do dia 24 de fevereiro, para a primeira reunião oficial do ano entre a entidade e a gestão central da universidade. O encontro teve como foco principal a cobrança de respostas às pautas encaminhadas pelo sindicato no ano passado e a discussão sobre os reajustes do VRV e do Vale-alimentação.
Pela Aprudesc, participaram o presidente, José Luiz Fonseca da Silva Filho; o vice-presidente, Ivan Penteado Dourado; e o tesoureiro, Douglas Ladik Antunes. A reunião marcou o início do diálogo formal de 2026 e serviu para reiterar a urgência de soluções para demandas docentes que se arrastam.
Reajustes do VRV e Vale: Reunião com o Governo em março
Um dos pontos centrais da pauta foi a discussão sobre o reajuste do VRV e do Vale-alimentação. Sobre este tema, o reitor Fragalli informou à diretoria que a questão deve ser levada para uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Administração já no início do mês de março. A Aprudesc segue monitorando o caso e cobrando a recomposição das perdas salariais da categoria.
Relembre a campanha de 2025:
Em julho do ano passado, após forte mobilização, a Alesc aprovou um reajuste de 10% no VRV e no Vale. A matéria sobre essa conquista pode ser conferida aqui.
Prospecção de Soluções: Reitoria aponta caminho via processo eletrônico
Outro ponto de destaque na reunião foi a cobrança por respostas às duas Cartas de Prospecção de Soluções encaminhadas pela Aprudesc à Reitoria entre setembro e novembro do ano passado.
No primeiro documento, o sindicato elencou cinco eixos urgentes que afetam as condições de trabalho docente:
- A necessidade de maior suporte e capacitação para o atendimento a estudantes com deficiência (PCDs);
- Inconsistências no registro da jornada de trabalho no Plano de Trabalho Individual (PTI);
- Problemas decorrentes da concentração de atividades na carga horária semestral de 72 horas;
- A pressão exacerbada por índices de produção científica;
- A sobrecarga gerada pela participação compulsória em comissões.
Já a segunda carta tem enfoque sobre os desafios dos professores temporários.
Sobre essas reivindicações, o reitor Fragalli sinalizou que alguns dos pontos relatados poderão ser resolvidos ou encaminhados por meio do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPE). A diretoria da Aprudesc aguarda agora os desdobramentos práticos dessa sinalização e continuará acompanhando cada item de perto.
Alguns desses temas foram amplamente debatidos em edições do programa Aprudesc Informa, produzido pelo sindicato. Vale a pena ouvir os episódios que tratam da sobrecarga na pós-graduação e dos desafios do cotidiano docente. 🎧 Ouça aqui
A diretoria da Aprudesc reforça seu compromisso de manter a categoria informada sobre os encaminhamentos dados em cada reunião e reafirma a importância da mobilização docente para garantir que as respostas saiam do papel e se tornem realidade.