Aprudesc reforça campanha por “Defasagem Zero”

Quem circula pelo campus da Udesc no Itacorubi irá se deparar com faixas da campanha “Defasagem Zero”, iniciativa da Aprudesc que marca uma nova fase da luta da categoria por uma atualização salarial justa.

A mobilização foi deliberada na Assembleia realizada em 22 de setembro, quando docentes puderam avaliar o cenário de perdas acumuladas dos últimos anos, em que não tiveram reajustes integrais. O resultado desse processo tem sido o achatamento dos salários e a redução do poder de compra de professores e professoras.

Como encaminhamento, a Assembleia aprovou uma forte campanha por reposição salarial integral, com objetivo de alcançar 12% de reajuste, sendo 8% referentes à inflação acumulada até agosto deste ano e 4% projetados até abril de 2026. O mesmo percentual deve ser aplicado ao vale-alimentação, considerando que os reajustes recentes do VRV não foram suficientes para recompor o custo de vida.

No primeiro semestre, a Aprudesc já havia colocado no ar o Defasômetro, ferramenta que evidencia o impacto da defasagem salarial na vida dos docentes desde antes de 2015. Agora, com a campanha nas ruas, o sindicato dá um passo adiante, reafirmando que não aceitará mais defasagem salarial e que seguirá pressionando por valorização real da carreira.

Acesse e divulgue o Defasômetro! Converse com os colegas e atue ativamente na mobilização para que o nosso pleito ganhe força nas negociações!

ACHOU RELEVANTE?
COMPARTILHE
WhatsApp
Facebook
Twitter

Se hoje temos na Udesc uma instituição pública e de referência, é que por que houve muita luta em defesa da nossa universidade. A resistência docente foi fundamental na construção dessa história. No Aprudesc Informa desta semana, o professor Ivan Dourado, vice-presidente da Aprudesc, resgata [...]

A universidade pública precisa ter a capacidade de definir seus rumos em dimensões essenciais, como a gestão administrativa, financeira, patrimonial e, sobretudo, na produção intelectual. O programa Aprudesc Informa que vai ao ar nesta semana fala sobre autonomia na universidade, esse princípio fundamental para a [...]

A IA chegou com força total e muitos estudantes já usam aplicativos que produzem textos, resumos e trabalhos academicamente vazios, sem autoria, sem crítica e, o pior, sem aprendizado real. Isso preocupa a todos nós que dedicamos nossas vidas a formar pessoas críticas e criativas. [...]

plugins premium WordPress