Quem circula pelo campus da Udesc no Itacorubi irá se deparar com faixas da campanha “Defasagem Zero”, iniciativa da Aprudesc que marca uma nova fase da luta da categoria por uma atualização salarial justa.
A mobilização foi deliberada na Assembleia realizada em 22 de setembro, quando docentes puderam avaliar o cenário de perdas acumuladas dos últimos anos, em que não tiveram reajustes integrais. O resultado desse processo tem sido o achatamento dos salários e a redução do poder de compra de professores e professoras.
Como encaminhamento, a Assembleia aprovou uma forte campanha por reposição salarial integral, com objetivo de alcançar 12% de reajuste, sendo 8% referentes à inflação acumulada até agosto deste ano e 4% projetados até abril de 2026. O mesmo percentual deve ser aplicado ao vale-alimentação, considerando que os reajustes recentes do VRV não foram suficientes para recompor o custo de vida.
No primeiro semestre, a Aprudesc já havia colocado no ar o Defasômetro, ferramenta que evidencia o impacto da defasagem salarial na vida dos docentes desde antes de 2015. Agora, com a campanha nas ruas, o sindicato dá um passo adiante, reafirmando que não aceitará mais defasagem salarial e que seguirá pressionando por valorização real da carreira.
Acesse e divulgue o Defasômetro! Converse com os colegas e atue ativamente na mobilização para que o nosso pleito ganhe força nas negociações!