A APRUDESC participou de reunião com o Reitor José Fernando Fragalli no dia 30 de setembro para entregar um documento contendo sugestões concretas voltadas à melhoria das condições de trabalho do corpo docente. O encontro, que também contou com a participação da presidente do Sindicato dos Técnicos – Sintudesc, Karen Vanelli, marcou um importante passo na busca por diálogo e soluções colaborativas para os desafios enfrentados diariamente por professores e professoras e servidores da universidade.
O documento, intitulado “Prospecção de Soluções – 1”, aborda cinco eixos principais considerados urgentes: a necessidade de maior suporte e capacitação para o atendimento de estudantes PCD’s, a inconsistência no registro da jornada de trabalho no PTI (Plano de Trabalho Individual), os problemas decorrentes da carga horária semestral de 72 horas, a pressão por índices de produção científica e a sobrecarga na participação em comissões. A associação argumenta que a qualidade do trabalho docente está diretamente ligada à excelência dos serviços que a universidade oferece à sociedade.
Além das demandas específicas, a APRUDESC, em conjunto com o SINTUDESC, reforçou o pleito por uma cadeira no CONSUNI, principal órgão deliberativo da universidade. Os sindicatos se colocaram à disposição para colaborar com a administração central no desenvolvimento das propostas, reafirmando seu compromisso com o bem-estar dos docentes e técnicos e a contínua melhoria da UDESC.