Três assuntos estratégicos pautaram uma reunião entre a Aprudesc e Sintudesc com o Secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, nesta quinta (13 de março). São os processos que tramitam para tratar do reajuste do VRV, vale e do concurso público da UDESC.
VALE E VRV – As perspectivas são boas: aos representantes dos docentes e técnicos da UDESC, o Secretário assegorou que haverá reposição para todas as categorias em 2025. As direções dos sindicatos observaram que o percentual de 14,93% solicitado apenas repõe parte das perdas e não alcança a defasagem histórica que se abate sobre a remuneração – calculada em 17%. Por isso, reivindicaram agilidade na tramitação dos processos. Como é de praxe, os processos devem passar pelo GGG antes de serem encaminhados para votação na ALESC e anuência do Governo do Estado.
A expectativa é de que os processos concluam a tramitação até maio.
CONCURSO – A Aprudesc e Sintudesc reiteraram a importância do concurso público, mas ponderaram que o número de contratações previstas no edital ainda é baixo. A partir de estudos econômicos realizados pela Aprudesc, é possível afirmar que 60 técnicos e 60 professores, conforme a proposta, eram suficientes para dar conta das necessidades da universidade em 2019, mas não atende às atuais demandas da UDESC.
A Aprudesc e o Sintudesc seguem acompanhando o desenrolar dos processos e adotando estratégias para garantir a agilidade na reposição, que é direito dos docentes e técnicos.