Um movimento grevista liderado por professores parou a UDESC por cem dias no ano 2000. Desta grande mobilização em defesa de eleições legais para a reitoria e um plano de carreira justo para os docentes surgiu a articulação que deu origem à Associação dos Professores da UDESC. O sindicato filiado ao ANDES teve carta sindical publicada em 20 de fevereiro de 2001. São mais de duas décadas atuando em prol do ensino público, gratuito e de qualidade; contra a mercantilização e em defesa da universidade de Santa Catarina.
Neste período, a Aprudesc esteve na linha de frente das negociações pelo VRV e representou os docentes em diversas demandas individuais e coletivas. Foi decisiva em episódios importantes para a universidade, como o processo de produção do Estatuto, a CPI da UDESC e a criação de estratégias para atravessar a pandemia da Covid-19. Também envolveu a categoria nas mais importantes lutas trabalhistas do período recente, como as reformas previdenciária e administrativa.
Estamos resgatando episódios significantes da nossa trajetória, que se confunde com a história da própria UDESC. Personagens importantes vão contar como a Aprudesc atuou para a consolidação da UDESC pública e gratuita e mobilizou as professoras e professores em lutas coletivas importantes que ultrapassam os muros da universidade.
Acompanhe pelas nossas redes o registro dessa história marcada pela luta e pelo compromisso com a valorização do quadro docente, contra a precarização de direitos e por uma universidade autônoma, transparente e democrática.