A Aprudesc vem qualificando a produção de dados para fundamentar a atuação sindical. Em paralelo, também amplia seus canais de comunicação para fazer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras docentes chegar mais longe.
Desde 2023, o sindicato dos professores e professoras vem contando com serviços especializados de assessoria econômica e de comunicação.
A partir do trabalho desenvolvido pelo economista Maurício Mullinari, especialista em estudos dirigidos a categorias trabalhistas, a Aprudesc passou a dispor de dados concretos para tomar decisões e embasar sua argumentação nas negociações com a reitoria.
A estratégia da gestão é articular o trabalho das assessorias e frentes de luta das Aprudesc. Segundo o presidente Douglas Antunes, este trabalho foi possível com o respaldo das assembleias e com a mudança estatutária do sindicato. “Tínhamos a nossa necessidade de levantar dados mais precisos para embasar o que já sabíamos qualitativamente”, afirma.
Para fazer a informação qualificada chegar aos professores e à comunidade universitária, o sindicato vem potencializando também a comunicação. Além dos canais nas redes sociais – Instagram e Facebook, a Aprudesc passa a se comunicar também por meio do seu site oficial. Em breve, lançará ainda uma newsletter e participações na rádio Udesc.
“Quando a gente ampara as nossas categorias docentes com dados mais concretos, começa a qualificar os debates e perceber que os espaços em que as informações vão se difundindo se transformam em formação política e sindical”, afirma Douglas.