Nesta terça (12/5), a Aprudesc realizou no Auditório do CEART/UDESC, em Florianópolis, um encontro para debater os riscos psicossociais no contexto do trabalho docente e o adoecimento mental na categoria.
No debate, o psicólogo e professor André Guerra trouxe reflexões sobre a invisibilidade do adoecimento e a necessidade urgente de a universidade olhar para os docentes e construir coletivamente soluções de enfrentamento.
“Um perigo no ambiente de trabalho precisa ser visto. Nós não temos a devida sensibilidade de olhar para uma sala de aula lotada, prazos apertados e enxergar essa situação como algo perigoso. Ninguém encara a rotina e a sobrecarga de um docente como algo que o coloca em vulnerabilidade ao adoecimento.”
Neste sentido, André debateu que, além de treinarmos o nosso olhar e provocarmos os demais a enxergarem esses riscos à saúde, é necessário construir soluções coletivas para enfrentar o adoecimento dos professores e professoras.
Comprometida com a valorização da categoria e com a defesa de condições dignas de trabalho, a Aprudesc vem ampliando o debate sobre saúde mental e os impactos da sobrecarga na vida docente. O encontro integra uma série de ações promovidas pelo sindicato neste semestre, que incluem também uma pesquisa sobre a dinâmica e as condições de trabalho dos professores e professoras de todos os centros da UDESC. A iniciativa busca dar visibilidade à realidade enfrentada pela categoria e fortalecer a construção coletiva de propostas concretas de cuidado, prevenção e valorização docente.
Assista debate na íntegra: