Aprudesc integra planejamento do Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público

Na última quinta-feira, 20 de fevereiro, a Aprudesc marcou presença na reunião do Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, realizada no auditório do SINJUSC, em Florianópolis. O presidente José Luiz Fonseca reforçou a participação dos docentes da UDESC na articulação que atua para fortalecer e potencializar a resistência dos sindicatos em defesa do serviço público e dos servidores. O encontro reuniu cerca de 20 entidades sindicais que representam servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal para traçar as diretrizes de atuação do coletivo em 2026. 

A mesa de abertura contou com uma análise de conjuntura conduzida pelo economista Maurício Mulinari, que trouxe reflexões sobre o cenário político e econômico e seus impactos sobre o serviço público e os direitos dos trabalhadores.

Durante a reunião, os participantes realizaram uma avaliação das ações desenvolvidas pelo fórum ao longo de 2025 e definiram os principais eixos de luta, pautas e mobilizações para o próximo ano. Entre os temas que deverão nortear as atividades do coletivo em 2026 estão:

  • A redução da jornada de trabalho (campanha 6×1);
  • A denúncia das isenções fiscais concedidas a empresas milionárias, que comprometem o orçamento público;
  • A luta pelo fim das terceirizações no serviço público;
  • A defesa dos direitos previdenciários dos trabalhadores brasileiros.

O presidente da Aprudesc destacou a prioridade da luta pela revisão da política de isenções fiscais em Santa Catarina. Segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, o governo catarinense deixará de arrecadar R$ 31,09 bilhões em incentivos tributários de setores como a indústria, importações e o agronegócio. São recursos que poderiam financiar saúde, educação e infraestrutura, mas que são transferidos para grandes grupos econômicos sem o devido controle social.

O Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público segue com agenda de mobilizações ao longo de 2026, sempre pautado pela unidade das entidades e pela defesa de um serviço público de qualidade, acessível e valorizado.

ACHOU RELEVANTE?
COMPARTILHE
WhatsApp
Facebook
Twitter

Nas universidades, as mulheres representam 57% das pessoas tituladas na pós-graduação. Elas também são maioria entre estudantes e bolsistas de pesquisa no país. No entanto, apesar de predominarem na formação acadêmica, ocupam apenas 43% do corpo docente na pós-graduação. Essa disparidade revela uma desigualdade na [...]

A diretoria da Aprudesc se reuniu com o reitor da Udesc, professor José Fernando Fragalli, na manhã do dia 24 de fevereiro, para a primeira reunião oficial do ano entre a entidade e a gestão central da universidade. O encontro teve como foco principal a [...]

O programa Aprudesc Informa, que vai ao ar pela rádio Udesc, aponta a realidade dos professores e professoras que atuam na pós-graduação. No episódio, o professor Ivan Dourado, vice-presidente da Aprudesc, enumera a longa lista de tarefas que, com frequência, extrapola as funções docentes. Como [...]

plugins premium WordPress