ARRECADAÇÃO SOBE E GASTOS CAEM NA UDESC

As contas da UDESC vem acumulando saldos positivos, contrariando a retórica adotada pela reitoria anterior a cada negociação salarial com os sindicatos dos professores e servidores. Monitoramento da assessoria econômica da Aprudesc revelou a capacidade financeira da universidade para atender as demandas econômicas dos trabalhadores e trabalhadoras. 

O economista Maurício Mullinari analisou a evolução histórica das receitas, despesas e a execução orçamentária da Universidade nas últimas três gestões. Considerando que a principal fonte de receita da UDESC é proveniente dos repasses do Governo do Estado por meio do duodécimo, o estudo apontou crescimento orçamentário superior à inflação.

Veja no gráfico:

Acesse o estudo

O bolo tende a crescer ainda mais considerando as estimativas do próprio governo. Dados do Portal Transparência apontam crescimento na receita da Udesc, chegando a R$ 838 milhões, um aumento de 12,4% em relação ao ano passado.

Ao mesmo tempo, os números apresentados pelo próprio governo demonstram que as despesas ficaram abaixo do estimado, o que aponta para um caixa ainda mais positivo. Entre janeiro e maio de 2024, houve um crescimento de 15% nas receitas, enquanto as despesas cresceram apenas 11,1%. O percentual gasto com vencimentos na Udesc, entretanto, foi de apenas 6,8%.

O volume financeiro é suficiente para garantir a valorização salarial e suprir a falta de professores e técnicos na UDESC via concurso público. Mas o Grupo Gestor do Governo (GGG) vem travando esses investimentos e impedindo que a universidade exerça sua autonomia na definição sobre como deve aplicar seus recursos.

A Aprudesc está atenta e na luta por melhores condições de trabalho e valorização da educação pública. É com informação que combatemos os argumentos vazios e fortalecemos a luta pela valorização urgente da UDESC.

ACHOU RELEVANTE?
COMPARTILHE
WhatsApp
Facebook
Twitter

Na última quinta-feira, 20 de fevereiro, a Aprudesc marcou presença na reunião do Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, realizada no auditório do SINJUSC, em Florianópolis. O presidente José Luiz Fonseca reforçou a participação dos docentes da UDESC na articulação que atua para fortalecer [...]

O programa Aprudesc Informa, que vai ao ar pela rádio Udesc, aponta a realidade dos professores e professoras que atuam na pós-graduação. No episódio, o professor Ivan Dourado, vice-presidente da Aprudesc, enumera a longa lista de tarefas que, com frequência, extrapola as funções docentes. Como [...]

No mês em que a Aprudesc completa 25 anos, o programa Aprudesc Informa trata do papel histórico do sindicalismo e suas conquistas para a classe trabalhadora. O programa tem apresentação do economista Maurício Mullinari, da assessoria da Aprudesc. Como sintonizar e participar O programa Aprudesc [...]

plugins premium WordPress