Saúde mental docente em debate: Aprudesc promove encontro sobre adoecimento e riscos psicossociais na universidade

Nesta terça (12/5), a Aprudesc realizou no Auditório do CEART/UDESC, em Florianópolis, um encontro para debater os riscos psicossociais no contexto do trabalho docente e o adoecimento mental na categoria.

No debate, o psicólogo e professor André Guerra trouxe reflexões sobre a invisibilidade do adoecimento e a necessidade urgente de a universidade olhar para os docentes e construir coletivamente soluções de enfrentamento.

“Um perigo no ambiente de trabalho precisa ser visto. Nós não temos a devida sensibilidade de olhar para uma sala de aula lotada, prazos apertados e enxergar essa situação como algo perigoso. Ninguém encara a rotina e a sobrecarga de um docente como algo que o coloca em vulnerabilidade ao adoecimento.”

Neste sentido, André debateu que, além de treinarmos o nosso olhar e provocarmos os demais a enxergarem esses riscos à saúde, é necessário construir soluções coletivas para enfrentar o adoecimento dos professores e professoras.

Comprometida com a valorização da categoria e com a defesa de condições dignas de trabalho, a Aprudesc vem ampliando o debate sobre saúde mental e os impactos da sobrecarga na vida docente. O encontro integra uma série de ações promovidas pelo sindicato neste semestre, que incluem também uma pesquisa sobre a dinâmica e as condições de trabalho dos professores e professoras de todos os centros da UDESC. A iniciativa busca dar visibilidade à realidade enfrentada pela categoria e fortalecer a construção coletiva de propostas concretas de cuidado, prevenção e valorização docente.

Assista debate na íntegra:

ACHOU RELEVANTE?
COMPARTILHE
WhatsApp
Facebook
Twitter

Que tal pensar na universidade como uma casa? Ela tem contas a pagar, manutenções urgentes e decisões que precisam ser tomadas por quem realmente conhece suas necessidades. É a partir dessa analogia que a Aprudesc, em parceria com a Companhia La Vaca Productora de Arte, [...]

Afinal, ter domínio de um conteúdo é suficiente para ensina-lo? Como nós, professores, aprendemos a ensinar? O Aprudesc Informa desta semana fala sobre a formação pedagógica dos professores universitários, um tema que raramente entra em pauta, mas que é essencial para a qualidade da educação. [...]

Nos dias 12 e 13 de junho, a Aprudesc sediou a Reunião Sul do Andes, um encontro que reuniu representantes de onze seções sindicais no Ceart/Udesc (Campus Itacorubi), em Florianópolis. O evento marcou um novo capítulo na luta pela Autonomia Universitária e pela valorização da [...]

plugins premium WordPress