Em Assembleia realizada dia 10 de abril, os docentes da UDESC aprovaram 10% de reajuste no Plano de Carreira dos professores e professoras em todos os níveis, 20% na Gratificação de Dedicação Integral (GDI) e 14,93% no Valor Referencial de Vencimento – VRV. Os percentuais buscam garantir valorização além da recuperação de partes das perdas salariais dos professores e professoras da UDESC.
A definição do patamar de reajuste aconteceu após apresentação de um estudo econômico feita pelo economista da Aprudesc, Maurício Mulinari, em que foram destacados o impacto do reajuste nas receitas da UDESC e a capacidade econômica do Estado para garantir a valorização dos docentes da Universidade.
De acordo com o estudo apresentado, o gasto com pessoal na UDESC encontra-se no menor patamar de toda série histórica, muito abaixo do limite de 75%. “No ano passado o VRV poderia ter tido um aumento de 28,47% ao invés de 15,17% que foram concedidos e, mesmo com reajuste do VRV em abril 2024, ainda há defasagem salarial. O IPCA acumula alta de 4,53% desde o último reajuste, sendo que o VRV atual deveria ser reajustado em 17%, considerando os preços de fevereiro de 2025”, detalha o estudo do economista Maurício Mulinari.
A proposta será apresentada no Consuni e é pautada na possibilidade de receita do Estado e da própria UDESC que, anualmente, tem gerado um superávit de R$144,6 milhões do total de repasse à universidade. “Percebe-se ao longo dos últimos governos uma redução drástica na participação das despesas com pessoal no orçamento da UDESC, tendo a universidade a principal ‘matéria prima’ o fator humano e o conhecimento, percebe-se uma desvalorização e falta de reconhecimento deste trabalho, por parte dos governos”, salienta Maurício.
Outro ponto definido em Assembleia e de forma a auxiliar as demandas, decidiu-se solicitar à Pró-Reitoria – Proplan que utilize a receita da dotação orçamentária atualizada, e não apenas o que foi definido na Lei Orçamentária Anual, para realizar os cálculos de impacto financeiro da proposta da categoria.